LABMIS - Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais
O LABMIS foi fundado em 1995 pelos professores Angela Branco, Diva Maciel, Thereza Mettel e Jaan Valsiner.
 
Vocação e Compromisso
 
Nosso principal compromisso é com o desenvolvimento de um conhecimento científico atrelado à construção democrática de uma cultura de paz que valorize o ser humano, isto é, uma cultura caracterizada pela colaboração entre as pessoas, pela liberdade, pelo respeito ao outro, pela responsabilidade social, pela autonomia de pessoas e povos, e pela celebração da diversidade, tudo isso base essencial para a construção de um mundo melhor. 
Contribuímos para a formação de profissionais e pesquisadores comprometidos não apenas com o desenvolvimento da ciência psicológica, mas especialmente capazes de uma reflexão crítica sobre a realidade e de efetivamente contribuir para a coconstrução de uma cultura de paz, de não violência, de cooperação, justiça e respeito à diversidade e à democracia.
 
Membros
Cinco professoras-pesquisadoras: Angela Branco,Maria Claudia Lopes de Oliveira (coordenadora atual), Diva Maciel, Maristela Rossato, Monica Neves-Pereira.O Professor Jaan Valsiner (Aalborg University, Dinamarca) é membro atuante do Labmis desde sua inauguração, mediante vários intercâmbios científicos patrocinados pelo CNPq, CAPES, National Science Foundation e Fullbright. No momento, o Laboratório mantém intercâmbio acadêmico com o Centre of Cultural Psychology da Aalborg University, fundado e coordenado pelo DR. Valsiner.
 
Ênfase teórica: nas interações e relações sociais contextualizadas em determinada cultura, na perspectiva da psicologia cultural e dialógica, que tem como base a abordagem histórico-cultural. Sujeito ativo e construtivo em diálogo com a alteridade, a questão da subjetividade.Análisedos processos psicológicos nos diferentes níveis em que se dá o Desenvolvimento Humano:microgenético, mesogenético e macrogenético, com o objetivo de construção do conhecimento cientifico e de metodologias para o trabalho psicológico em diferentes contextos.
 
Principal temática das pesquisas hoje desenvolvidas
As temáticas com as quais trabalhamos envolvem a gênese e os processos do Desenvolvimento Humano na perspectiva dialógica, com ênfase no caráter histórico e sociocultural do ser humano, a saber:
(1) Processos de desenvolvimento na infância e adolescência em contextos educativos. Educação infantil; Cultura da Paz;Desenvolvimento Moral, da Ética e dos Valores Humanos; Desenvolvimento do Self Dialógico. Teoria e Metodologia para o estudo do DH.
(2) As dinâmicas de desenvolvimento em contextos marcados pela diversidade e a desigualdade (por exemplo, autores de infração,minorias e pessoas com deficiências),identificandoe analisando processos de DH em diferentes momentos do curso de vida, com foco em rupturas em transições;
(3) Processos de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem escolar, formação de professores;
(4) Novas tecnologias de comunicação e informação, e educação a distância;
(5) O desenvolvimento da subjetividade;
(6) O desenvolvimento da criatividade e os processos criativos
 
Intercâmbios Nacionais e Internacionais
 
Dr. Jaan Valsiner (Aalborg University, Dinamarca)
Dr. Alberto Rosa Rivero (Universidad Autónoma de Madrid)
Dr. Eduard Tan (University of Amsterdan, Holanda)
Dra. Colette Dayute (City University of New York, USA)
Dra. Laura Bonica (Universitádi Torino, Itália)
Dr. Hugo Escobar (UniversidadJaveriana de Bogotá, Colômbia)
Dr. Javier Tapia (Universidad de Costa Rica)
Dra. Rebeca Puche (Universidaddel Valle, Cali, Colômbia)
Dra. Mariela Orozco (Universidaddel Valle, Cali, Colômbia)
Dr. Fernando Andacht (Ottawa University, Canadá)
Dr. João Salgado (ISMAI/Portugal)
Dr. Orlando Lourenço (Portugal)
Dr. Miguel Gonçalves (Uminho, Portugal)
Dr. AaroToomela (Tartu University, Estonia)
Dr. Jonathan Tudge (University of North Carolina, USA)
Dr. Alan Fogel (University of Utah, USA)
Dr. Michael Bamberg (Clark University, USA)
Dra. Maria da Conceição Lyra (UFPE)
Dra. Celeste Azulay Kelman (UFRJ)
Dra. Ana Cecília Bittencourt Bastos (UFBA)
Dra. MarilíciaWitlzer Palmieri (UEL)
Dra. Angela Maria Rabelo Barreto (INEP/MEC)
 
ÁREAS DE ATUAÇÃO DAS INTEGRANTES DO LABMIS
 
1. MARIA CLÁUDIA SANTOS LOPES-DE-OLIVEIRA (coordenadora do LABMIS)
http://lattes.cnpq.br/6281151757179145
Orientadora de PIBIC, Mestrado e Doutorado
Características comuns aos projetos desenvolvidos em seu grupo de pesquisa: investigam dinâmicas de desenvolvimento em contextos marcados pela diversidade e a desigualdade (minorias, pessoas com deficiências, autores de infração); têm a perspectiva de compreender dinâmicas comuns e especificidades do desenvolvimento humano em diferentes momentos do curso de vida, com foco em rupturas em transições, sob o ponto de vista dos sujeitos envolvidos. Temos como compromisso adicional, converter o conhecimento construído em metodologias para o trabalho psicológico nesses mesmos cenários.
Temas específicos: interfaces psicologia do desenvolvimento e psicologia jurídica; rupturas e transições de desenvolvimento; ensino superior; desenvolvimento adulto; psicologia dos processos de inclusão; epistemologia dialógica.

2.ANGELA UCHOA BRANCO
http://lattes.cnpq.br/6769897942364417
Orientadora de Mestrado e Doutorado
Características comuns aos projetos desenvolvidos em seu grupo de pesquisa: análise dos processos de desenvolvimento socioafetivoda criança e do adolescente no contexto da família e da escola, microgênese, mesogênese e ontogênesede crenças e valores, e o desenvolvimento da prosociabilidade.
Temas específicos:especial ênfase à investigação e estudo das interações e relações sociais.Ética, desenvolvimento moral e valores humanos. Contexto escolar e currículo oculto. Bullying e violência.Processos de comunicação e metacomunicação. Educação infantil. Desenvolvimento do self dialógico ao longo do curso de vida.
 
3. DIVA ALBUQUERQUE MACIEL
http://lattes.cnpq.br/6147915222521542
Pesquisadora colaboradora, sem orientações em andamento.
 
4. MARISTELA ROSSATO
http://lattes.cnpq.br/1176973969163606
Orientadora de Mestrado
Características comuns aos projetos desenvolvidos em seu grupo de pesquisa: estudo da subjetividade como categoria de análise. 
Temas específicos: Constituição e expressão do sujeito, desenvolvimento da subjetividade, ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem escolar, formação de professores, novas tecnologias de comunicação e informação, educação a distância.
 
5. MONICA NEVES-PEREIRA
http://lattes.cnpq.br/7395897353919264
Orientadora de PIBIC
Características comuns aos projetos desenvolvidos em seu grupo de pesquisa: desenvolvimento da criatividade e cultura.
Temas específicos: Criatividade e desenvolvimento de valores no contexto escolar; Impactos da violência na concepção e desenvolvimento da criatividade de jovens infratores em situação de internação provisória.
 
REPERCUSSÕES ACADÊMICAS & SOCIAIS
 
Os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa têm por objetivo investigar variadas dimensões do desenvolvimento humano com base na análise das interações sociais, da comunicação e metacomunicação, aí incluindo-se interações professor-alunos, criança-criança, professor-professor, bem como de adolescentes e adultos em diferentes contextos. Estuda-se igualmente os processos de motivação social (cooperação, competição e individualismo), a motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento de crenças e valores morais, a identidade de gênero e o desenvolvimento do self, com participantes pertencentes a diferentes faixas etárias. 
O grupo tem se dedicado ao desenvolvimento teórico e metodológico da psicologia do desenvolvimento, buscando divulgar novos conhecimentos às escolas, pais, professores, e profissionais que atuam na promoção do desenvolvimento humano. Além disso, busca criar diferentes modalidades técnicas e procedimentos que agreguem qualidade ao trabalho do professor, e do profissional de psicologia. 
Um dos objetivos do LABMIS consiste no desenvolvimento de metodologias adequadas ao estudo de diferentes aspectos do desenvolvimento humano com base em uma perspectiva teórica sociocultural. Recentemente, os trabalhos desenvolvidos no nosso Laboratório têm passado a comportar perspectivas dialógicas e de base narrativa. 
Um número crescente de teses de Doutorado, dissertações de Mestrado, publicações em artigos, livros, capítulos de livro, bem como apresentações em Congressos e intercâmbios nacionais e internacionais têm ocorrido ao longo dos anos. Estes têm envolvido a participação em cursos e disciplinas, visitas a laboratórios, participação em bancas, projetos de pesquisa em cooperação, publicações conjuntas e colaboração em eventos científicos.

PUBLICAÇÕES e PRODUÇÕES

Livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos, participações em comissões editoriais, eventos científicos nacionais e internacionais, material técnico e didático, documentos e referências para políticas públicas locais e nacionais – são algumas das produções e publicações com registro no Currículo Lattes das professoras.